ONU lança campanha de saneamento global

Ouvir /

Objetivo é proteger vidas e combater a pobreza num esforço para acabar com a falta de saneamento básico; aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo fazem suas necessidades a céu aberto.

Proteger vidas e combater a pobreza. Foto: Unfpa

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A ONU lança, esta quarta-feira, campanha para melhorar o saneamento básico no mundo inteiro.

Segundo as Nações Unidas, 2,5 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso  às condições mínimas de higiene e saneamento. O objetivo da organização com essa campanha é proteger vidas e combater a pobreza.

Céu Aberto

A ONU afirma que 1 bilhão de pessoas fazem suas necessidades a céu aberto usando rios, campos e outras áreas pela falta de banheiros ou instalações sanitárias.

Os especialistas alertam que essa prática representa um risco à saúde de milhões pela propagação de doenças como diarreia, cólera, hepatite, tifo e pólio, entre outras.

Uma criança morre a cada 2,5 minutos em todo o planeta vítima de problemas de saúde causados por essas doenças.

Além disso, mulheres enfrentam ameaça de violência sexual diária. Muitas esperam pela chegada dos maridos ou familiares temendo serem atacadas se estiverem sozinhas.

Soluções

O vice-secretário-geral, Jan Eliasson, afirmou que é hora de se falar sobre as pessoas que fazem suas necessidades a céu aberto. Para ele, é importante discutir os fatos, as soluções e as consequências.

A ONU explica que o fim dessa prática pode gerar vários benefícios, como a melhora da saúde, da educação e da produtividade.

A consequência da falta ou de serviço adequado de saneamento gera uma perda anual de US$ 260 bilhões por ano, o equivalente a mais de R$ 620 bilhões.

A campanha da ONU quer gerar um debate sobre o assunto, romper o silêncio e comemorar o bom trabalho que está sendo feito em algumas regiões para solucionar o problema da falta de banheiros e instalações sanitárias.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031