ONU debate Sistema de Armas Letais Autônomas em Genebra

Ouvir /

Participantes vão discutir os prós e os contras do uso dos chamados "Robôs Assassinos"; essas máquinas têm o potencial de identificar e atacar um alvo sem a intervenção humana.

Foto: Ompi

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Escritório da ONU em Genebra debate entre terça e sexta-feiras o Sistema de Armas Letais Autônomas, também chamado de "Robôs Assassinos".

A discussão faz parte do mandato da Convenção sobre Certas Armas Convencionais, CCW pela sigla em inglês. O objetivo é avaliar os prós e os contras dessa operação.

Impacto

Os robôs ainda não existem, mas numa das reuniões os especialistas vão debater qual o impacto que o desenvolvimento do sistema terá sobre os humanos.

O professor de robótica e ética do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, Ronald Arkin, é um dos debatedores do encontro.

Em entrevista à Rádio ONU, Arkin disse que é a favor do desenvolvimento desse sistema. O professor falou que "não os chamaria de 'robôs assassinos' da mesma forma que não chamaria os militares de 'soldados assassinos'. Eles são simplesmente máquinas".

Agenda

Outros assuntos da agenda são se os "robôs assassinos" poderão ser usados em conflitos, se eles são aceitos pela sociedade e qual será a relação entre homem e máquina.

A ONU quer saber também qual será o impacto do Sistema de Armas Letais em relação à responsabilidade no caso de violação da lei internacional ou de direitos humanos.

Os especialistas vão analisar ainda quais são as vantagens e desvantagens do uso dos "robôs assassinos" e quais são as limitações e o impacto na condução de operações militares.

Outro ponto a ser discutido será o impacto que a criação do sistema vai ter sobre a segurança internacional.

Ao final do encontro, na sexta-feira, o presidente do encontro, o embaixador francês Jean-Hugues Simon-Michel vai circular uma versão preliminar do relatório que será entregue sobre as conclusões dos especialistas.

Todos os representantes dos países participantes poderão opinar sobre o documento e fazer suas declarações finais.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031