Ocha pede ajuda global para região dos Balcãs

Ouvir /

Chefe da agência da ONU está profundamente preocupada com enchentes que mataram 35 pessoas na Sérvia, Bósnia-Herzegóvina e na Croácia; Valerie Amos disse que várias cidades estão completamente alagadas por causa do ciclone Tamara; milhares de pessoas foram afetadas pelas cheias e pelos deslizamentos de terra.

Valerie Amos Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A chefe do Escritório das Nações Unidas de Assistência Humanitária, Ocha, Valerie Amos, pediu ajuda mundial para várias regiões dos Balcãs que ficaram alagadas com a passagem do ciclone Tamara.

Amos está muito preocupada com as enchentes que mataram, pelo menos 35 pessoas, na Sérvia, na Bósnia-Herzegóvina e na Croácia.

Equipes de Emergência

Segundo o Ocha, vários dias de fortes chuvas deixaram muitas cidades debaixo d'água e causaram deslizamentos de terra em diversas áreas.

Amos enviou equipes de emergência da ONU para avaliar os estragos. Milhares de pessoas foram atingidas pelas enchentes que estão sendo consideradas as piores das últimas décadas nos Balcãs. Na Croácia, por exemplo, o país registrou em apenas três dias uma quantidade de chuva relativa a três meses.

A chefe do Ocha afirmou que os governos estão comandando as operações entregando assistência humanitária e fornecendo abrigo para a população atingida.

Além do Ocha, trabalham na região equipes de emergência do Programa Mundial de Alimentos, PMA, da agência de refugiados, Acnur, do Fundo da ONU para a Infância, Unicef e do Programa para o Desenvolvimento, Pnud.

Amos agradeceu pela rápida resposta dos governos e da comunidade internacional e disse que tudo deve ser feito neste momento para evitar mais mortes e ajudar no processo de recuperação.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031