No Fórum China-África, Ban pede desenvolvimento de talentos africanos

Ouvir /

Jovens e mulheres na mira do secretário-geral; discurso foi feito na abertura do evento que decorre desde esta segunda-feira em Cartum.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Evan Schneider

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O desenvolvimento dos talentos de mulheres e de jovens africanos foi um dos destaques do secretário-geral da ONU na abertura no terceiro Fórum China-África.

Ban Ki-moon fez uma intervenção em vídeo apresentada no evento de dois dias, que decorre a partir desta segunda-feira na capital sudanesa, Cartum. O evento junta delegações das duas partes.

Distribuição da Riqueza

Ban convidou os envolvidos a usar os "laços aprofundados para abordar a pobreza, combater doenças e as mudanças climáticas, além de reforçar a governação e garantir a distribuição equitativa dos recursos naturais no continente".

O chefe da ONU disse ainda que a desigualdade está a aumentar, tanto em países ricos como nos mais pobres. Conforme realçou, o emprego e o crescimento económico inclusivo devem estar no topo da agenda de desenvolvimento pós-2015.

Agenda

Atualmente, Ban destaca ter havido progressos importantes dos países africanos ao reconhecer que vários deles estão entre as economias que mais crescem num mundo com "investidores atentos" ao facto.

Mas lembrou que muitos continuam a precisar ou estão a sofrer, devido aos impactos devastadores de conflitos, incluindo os que ocorrem no Sudão do Sul e na República Centro-Africana.

Recursos

Antes, o Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, anunciou um acordo com a China para ajudar o combate das mudanças climáticas no âmbito da cooperação Sul-Sul. O pacto assinado no sábado prevê o uso dos "pontos fortes, capacidades e recursos" das partes para o efeito.

O comunicado da agência destaca o contributo chinês, com US$ 6 milhões, para um fundo do Pnuma, além da continuação da sua implementação em África e na Ásia.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031