General brasileiro na RD Congo diz que proteção se faz com ação

Ouvir /

Santos Cruz comanda as tropas da ONU no país africano; declaração foi feita para o Dia Internacional dos Boinas Azuis, nesta quinta-feira.

Carlos Alberto dos Santos Cruz. Foto: ONU/Clara Padovan

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz afirmou que a "proteção (de civis) se faz com ação, não se faz com passividade".

O militar, que comanda as tropas de paz das Nações Unidas na República Democrática do Congo, RD Congo, fez a declaração em entrevista à Rádio ONU para marcar o Dia Internacional dos Boinas Azuis, esta quinta-feira, 29 de maio.

Ação

Santos Cruz falou sobre como os soldados de paz estão protegendo os civis no país africano.

"A proteção dos civis… eu só acredito que ela seja feita com ação contra os grupos armados. Neutralizando ou eliminando as ameaças. É essa a tônica que eu acho que a missão deve viver neste momento."

Ele disse que a situação na RD Congo atualmente exige do componente militar da missão cada vez mais ação.

Sobre os eventos do Dia Internacional dos Boinas Azuis, o general afirmou que eles devem ser simples, significativos e com atividades ligadas à sociedade civil e também às forças militares do país.

"É muito importante também que o dia seja de reflexão do que a ONU precisa fazer todos os dias do ano e o que nós podemos melhorar. Então, não é só um dia de celebração. É um dia de reflexão para a gente ter uma noção bem crítica do que estamos fazendo e do que podemos fazer de melhor".

Tropas

A ONU tem, atualmente, mais de 116 mil soldados de mais de 120 países participando em 16 operações de paz em todo o mundo.

O secretário-geral, Ban Ki-moon, lembrou que mais de um milhão de boinas azuis participaram de mais de 70 missões de paz em quatro continentes desde a criação da tropa em 1948.

Ban disse que 106 boinas azuis morreram em ação no ano passado, elevando para mais de 3,2 mil o número de soldados que perderam a vida a serviço das Nações Unidas.

Como parte das celebrações, vídeos sobre o Dia Internacional dos Boinas Azuis serão transmitidos a cada hora nos telões da bolsa de valores eletrônica Nasdaq, em Times Square, em Nova York.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 20 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 20 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031