Especialista da ONU quer mais transparência sobre gastos militares

Ouvir /

Alfred de Zayas disse que países devem engajar em negociações para desarmamento e redução dos gastos com comércio de armas; ele afirmou que autoridades relutam em dar detalhes sobre o assunto.

Relator apoia desarmamento

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.*

O relator independente da ONU sobre promoção da ordem democrática, Alfred de Zayas, pediu mais transparência dos países em relação aos gastos militares.

Segundo Zayas, já que a Ordem Internacional democrática e justa requer a paz, os Estados devem engajar em negociações de boa fé sobre desarmamento, redução dos gastos militares e do comércio de armas.

Esforços

A declaração foi feita num encontro de especialistas sobre o assunto em Bruxelas, nesta quinta-feira, que reuniu representantes de várias organizações, incluindo a Organização do Tratado do Atlântico Norte, Otan.

Zayas disse que muitos esforços ainda precisam ser feitos para reduzir os gastos militares. Para ele, de uma forma geral há uma falta de transparência em relação aos orçamentos militares no mundo inteiro.

O especialista independente da ONU afirmou que os governos relutam em dar detalhes sobre a questão. Além disso, explicou que "a imprensa não dá muita atenção para o assunto, como se isso fosse um tabu".

Zayas declarou também que a participação pública é muito pequena para determinar as prioridades dos orçamentos militares. Ele citou que poderosos "lobbies" pressionam parlamentos e governos e impõe prioridades que não têm qualquer legitimidade democrática.

Solução

O especialista disse que a solução será quando os países informarem os cidadãos sobre os gastos militares passados, presentes e futuros e iniciarem um debate público sobre as prioridades dos orçamentos.

Ele afirmou que os países devem promover as boas práticas de combate à corrupção e devem aumentar a transparência.

Zayas declarou que o desarmamento vai liberar recursos necessários para o desenvolvimento sustentável. O especialista acredita que os recursos financeiros gerados pelo desarmamento e pela redução dos gastos militares devem ser usados para treinar pessoal e para promover o desenvolvimento industrial pacífico.

*Apresentação: Leda Letra.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031