Confrontos na região norte do Mali deixam 4 mil desalojados

Ouvir /

Forças do governo e rebeldes estão em conflito na cidade de Kidal há 10 dias; Ocha calcula que mil pessoas registaram-se em Gao e foram recebidas por famílias hospedeiras.

Refugiados somalis no Quénia. Foto: Acnur/Brendan Bannon

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O Escritório da ONU para Coordenação de Assistência Humanitária, Ocha, confirmou que 4 mil pessoas do norte do Mali estão desalojadas devido à violência na região.

Nos últimos 10 dias, ocorreram confrontos entre forças do governo e rebeldes na cidade de Kidal, no norte. Entre os deslocados, cerca de mil pessoas registaram-se na cidade vizinha de Gao e estão hospedadas com famílias locais.

Segurança

O coordenador humanitário da ONU no Mali, David Gressly, afirmou que o cessar-fogo do dia 23, entre as autoridades malianas e os separatistas, pode ajudar mais trabalhadores humanitários a retornar a Kidal.

Desde abril, o agravamento da situação de segurança não permitiu que agências das Nações Unidas estivessem fisicamente presentes na cidade. Mas mesmo assim, os funcionários conseguiram realizar os programas por meio de ONGs e entidades locais.

Comida

Parceiros da ONU em Kidal já forneceram assistência desde o início da onda de violência, principalmente em termos de tratamento médico aos feridos e identificação de doenças dos deslocados.

Segundo o Ocha, as agências da ONU estão a planear o envio de mais ajuda humanitária ao norte do Mali, onde há necessidade de comida, kits de primeiros socorros, acesso à água e a saneamento adequado.

Nos últimos dias, alguns desalojados que estavam escondidos em campos agrícolas próximos a Kidal conseguiram retornar à cidade. Equipes humanitárias no terreno têm como foco urgente restabelecer o acesso à água limpa e fornecer serviços de saúde em Kidal e em Gao. Também prossegue a entrega de comida e de outros itens essenciais.

*Apresentação: Eleutério Guevane.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031