Chefe do Ocha reúne-se com o presidente do Chade

Ouvir /

Valerie Amos vai chamar a atenção sobre a situação humanitária do país africano; objetivo é alertar sobre insegurança alimentar crónica, desnutrição e impacto da crise na República Centro-Africana.

Valerie Amos. Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

A chefe do Escritório das Nações Unidas de Assistência Humanitária reúne-se esta terça-feira com o presidente do Chade, Idriss Deby.

No encontro, em N'djamena, Valerie Amos vai discutir a situação humanitária do país, principalmente em relação a temas como insegurança alimentar crónica e a desnutrição.

Crise

Outro ponto da agenda será como ajudar a melhorar a resposta humanitária para atender às necessidades de mais de 97 mil pessoas que fugiram recentemente da crise na República Centro-Africana para o Chade.

A chefe do Ocha iniciou a visita ao país nesta segunda-feira, e manteve encontros com o coordenador residente da ONU na região, Thomas Gurtner, assim como com representantes de ONGs.

Amos deve visitar ainda o Centro de Gaoui, onde são acolhidos refugiados centro-africanos. A representante deve seguir ainda para a área de Mao, no país da região do Sahel.

Guerra Civil

Na visita ao Chade, Amos é acompanhada pelo coordenador humanitário regional para o Sahel, Robert Piper.

Apesar de ter saído de uma guerra civil em 2010, o Chade é atualmente o sétimo país recetor de refugiados no mundo. No total, abriga mais de 440 mil pessoas, com a maioria a fugir do conflito no Sudão do Sul.

Segundo o Ocha, existem mais de 20 campos de refugiados nas regiões chadianas do leste e do sul.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, afirma que o país sofre também com mais de meio milhão de crianças com algum tipo de desnutrição.

O sistema de saúde enfrenta muitos desafios. O Ocha informou que o Chade tem apenas 500 médicos para atender uma população de 11,8 milhões, o equivalente a um médico para cada 23,6 mil pessoas.

*Apresentação: Eleutério Guevane.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031