Cerca de 75 mil pessoas afetadas pelas enchentes no Afeganistão

Ouvir /

Segundo o Escritório da ONU de Assistência Humanitária, 14 províncias foram atingidas por fortes chuvas, que destruíram 5 mil casas; na sexta-feira, milhares de civis desapareceram após deslizamento de terra.

Deslizamento de terra no Afeganistão. Foto: Unama/Fardin Waezi

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O total de pessoas afetadas pelas enchentes no Afeganistão pode chegar a 75 mil. Os números foram divulgados esta terça-feira pelo Escritório da ONU para Coordenação de Assistência Humanitária, Ocha.

As fortes chuvas atingiram 14 províncias, incluindo a capital Cabul, que teve cheias na noite de segunda-feira. O Ocha calcula que pelo menos 5 mil casas em todo o país foram danificadas ou destruídas.

Deslizamento

Agências da ONU trabalham com as autoridades afegãs para fornecer assistência à população desalojada, em especial nas províncias do norte. A ajuda também começa a ser fornecida para novas áreas afetadas pela enchentes.

Na sexta-feira, um deslizamento de terra em Badakhshan matou mais de 300 pessoas e no sábado, o governador da província anunciou que cerca de 2 mil continuavam desaparecidas. Segundo agências de notícias, as buscas pelos civis foram encerradas no fim de semana. 

Ajuda

O Unicef anunciou que está instalando sistemas sanitários para 150 famílias desalojadas em Badakhshan, além de prestar apoio psicossocial a crianças que estão traumatizadas.

Já o Programa Mundial de Alimentos está distribuindo cestas de comida para as famílias, com farinha, óleo vegetal e cereais suficientes para dois  meses.

Prevenção

A vice-chefe humanitária da ONU, Kyung-wha Kang, fez uma inspeção aérea em Badakhshan nessa segunda-feira e afirmou que "a tragédia ressalta a necessidade de maior atenção aos desastres naturais, tão frequentes no norte do país".

Segundo o Ocha, o Afeganistão é extremamente vulnerável devido à geografia e a anos de degradação ambiental. Nesta terça-feira, o governo afegão fez um apelo urgente para maior apoio financeiro para a prevenção de desastres naturais.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 20 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 20 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031