Brasil: sociedade civil deve participar dos debates sobre robôs assassinos

Ouvir /

Embaixador brasileiro fez declaração durante reunião para discutir o Sistema de Armas Letais Autônomas realizada em Genebra; Pedro Coelho acredita que os debates vão ajudar a encontrar soluções que possam unir o uso militar com os princípios das leis humanitárias.

Robô usado para disarmar munições. Foto: ONU/Marco Dormino

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Brasil afirmou que a sociedade civil deve ter uma participação chave nos debates sobre o uso do Sistema de Armas Letais Autônomas, mais conhecido como "robôs assassinos".

A declaração foi feita pelo embaixador brasileiro Pedro Coelho, esta terça-feira, na abertura da reunião da Convenção sobre Certas Armas Convencionais, CCW, que está acontecendo no Escritório da ONU em Genebra.

Multilateralismo

Falando em inglês, Coelho disse acreditar que os debates serão úteis para identificar soluções que possam conciliar as perspectivas militares para o uso dos "robôs assassinos" com os princípios da lei internacional humanitária.

Nesse conjunto estão incluídos também os direitos humanos e questões éticas e morais.

O embaixador disse que o Brasil dá grande importância ao multilateralismo e que a CCW é o fórum apropriado para discutir a regulamentação dessas armas.

Coelho afirmou que levando-se em consideração os rápidos avanços tecnológicos em relação aos sistemas autônomos, é importante garantir que todas essas novas tecnologias sejam aplicadas militarmente de acordo com as leis humanitárias e de direitos humanos.

Prós e Contras

Os Estados-membros estão debatendo os prós e os contras sobre o uso dos chamados "robôs assassinos".

As máquinas ainda não existem, mas o objetivo é discutir o impacto que o desenvolvimento do Sistema de Armas Autônomas Letais vai ter sobre os humanos.

A ONU quer saber ainda qual será o impacto do sistema em relação à responsabilidade no caso de violação da lei internacional.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031