Blogueiro é condenado a levar mil chibatadas na Arábia Saudita

Ouvir /

Raef Badawi deve passar 10 anos na prisão e ainda terá de pagar multa de 1 milhão de rials, a moeda local; para relatores da ONU sobre direitos humanos, pena é chocante e cruel.

Raef Badawi. Foto: Reprodução Twitter/Arquivo pessoal

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Um grupo de relatores das Nações Unidas para os direitos humanos está alarmado com a pena imposta ao blogueiro e ativista Raef Badawi, da Arábia Saudita.

Co-fundador do site Rede Liberal Saudita, ele foi preso em 2012, acusado de criar um site "liberal" e de "insultar o islamismo". Mas na semana passada, a justiça decidiu impor uma pena mais rigorosa.

Cancelamento

Badawi terá de cumprir 10 anos de prisão, irá levar mil chibatadas e deve pagar multa de 1 milhão de rials, a moeda local, equivalente a quase R$ 600 mil.

Os relatores especiais da ONU sobre liberdade religiosa, sobre liberdade de expressão, sobre tortura e sobre detenções arbitrárias consideram a condenação "chocante" e pedem que a pena seja anulada.

A nota conjunta dos especialistas em direitos humanos destaca que Badawi "é um prisioneiro de consciência, que foi condenado por expressar de forma pacífica suas opiniões sobre religião e outros assuntos".

Ideias

Segundo os relatores, todas as pessoas têm o direito de manifestar livremente seus pontos de vista sobre religião ou crenças e de escrever e disseminar informações e ideias sobre estas áreas na mídia, sem qualquer interferência.

Os especialistas também fazem um lembrete ao governo da Arábia Saudita sobre o padrão internacional do direito à liberdade de expressão e da obrigação de garantir tratamento humano aos prisioneiros.

Além de condenar a "crueldade da punição" imposta ao blogueiro, os relatores de direitos humanos destacam que ataques contra a integridade física e psicológica de uma pessoa são uma afronta à dignidade.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031