Ban visita civis abrigados nas bases da ONU no Sudão do Sul

Ouvir /

Secretário-geral elogia declaração do presidente do país, Salva Kiir, que prometeu encontrar-se com líder da oposição; na capital Juba, Ban Ki-moon afirma que terá conversas também com Riek Machar.

Ban Ki-moon em visita ao Sudão do Sul. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

O secretário-geral está no Sudão do Sul e visitou esta terça-feira pessoas que buscaram abrigo nas bases da Missão da ONU no país. Ban Ki-moon garantiu que a organização vai continuar prestando ajuda, para que os civis retornem a suas casas o quanto antes.

Na capital, Juba, o secretário-geral destacou a necessidade de paz e de segurança no país mais novo do mundo.

Compromisso

Ban afirmou ainda estar animado com o "forte compromisso" do presidente sul-sudanês, Salva Kiir, em tratar a situação o mais rápido possível. O chefe da ONU elogiou a afirmação do presidente, de que irá conversar com o líder da oposição e seu ex-vice, Riek Machar.

O presidente do Sudão do Sudão anunciou estar pronto para o diálogo durante o encontro com Ban Ki-moon.

Diálogo

Salva Kiir disse que deve abordar na Etiópia como acabar com os combates e ajudar a população a retornar à casa. O presidente do Sudão do Sul lembrou que em maio, época de chuvas, os civis costumam ir semear nos campos agrícolas.

Após o encontro, Ban Ki-moon recebeu uma ligação de Riek Machar e disse ter explicado a ele a importância do diálogo entre os dois líderes.

A violência no Sudão do Sul começou em meados de dezembro, como uma disputa política entre o presidente Salva Kiir e seu ex-vice, Riek Machar. A ONU calcula que milhares de pessoas já foram mortas e milhares de outras se viram obrigadas a fugir de suas casas.

A visita de Ban ocorre uma semana depois da ida ao país do seu conselheiro para a Prevenção do Genocídio, Adama Dieng, e da alta comissária para os Direitos Humanos, Navi Pillay.

*Apresentação: Leda Letra.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 02 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 02 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930