Ban saúda libertação de monitores da Osce na Ucrânia

Ouvir /

Os sete observadores militares da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa foram raptados há uma semana; chefe da ONU quer investigação aos confrontos violentos que culminaram com mortes em Odessa.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Evan Schneider

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral das Nações Unidas saudou este sábado a libertação tanto dos monitores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, Osce, como de oficiais ucranianos sequestrados em 25 de abril.

Trata-se de sete observadores militares internacionais capturados, no leste da Ucrânia por um grupo separatista pró-russo. Foram igualmente libertados os cinco acompanhantes ucranianos do grupo.

Segurança

Na nota, Ban Ki-moon expressa a sua gratidão aos que ajudaram a facilitar a libertação em segurança, incluindo a Rússia.

Mas frisa que os responsáveis pela captura e pela detenção dos monitores desarmados devem ser responsabilizados pelas suas ações, bem como os que continuam com atos ilegais do género no país.

Respeito

Para o secretário-geral, as missões internacionais e as partes homólogas do seu trabalho na Ucrânia devem ser autorizadas a realizar funções de forma desimpedida.

O apelo às partes envolvidas é no sentido de respeitarem a liberdade de circulação e a segurança do pessoal das várias missões de trabalho no país.

Odessa

Em reação às mortes ocorridas, nesta sexta-feira, na cidade de Odessa, Ban disse estar profundamente entristecido.

Agências noticiosas apontam para pelo menos 42 mortos em confrontos violentos que culminaram com um incêndio no edifício de um sindicato da área do leste da Ucrânia.

O chefe da ONU pediu investigações rápidas e conclusivas ao incidente após endereçar condolências às famílias dos mortos e prestar solidariedade aos feridos.

Ban reitera a solução política e diplomática como única saída para a crise.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031