Ban saúda “compromisso com a paz e democracia” na Guiné-Bissau

Ouvir /

Após a votação para a segunda volta das presidenciais, secretário-geral reafirma necessidade dos candidatos seguirem procedimentos legais para resolver disputas que possam surgir.

Ban Ki-moon Foto: ONU

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral das Nações Unidas emitiu uma nota a saudar a "conduta pacífica e ordeira" demonstrada na votação para a segunda volta das eleições presidenciais, neste domingo na Guiné-Bissau.

No dia que se seguiu ao pleito, Ban Ki-moon referiu que "mais uma vez, os guineenses demonstraram o seu compromisso com a paz e a democracia" ao terem afluído em grande número às urnas.

Ordem Constitucional

Para o responsável, a conclusão bem-sucedida das eleições permitirá restaurar a ordem constitucional na Guiné-Bissau.

O período pós-eleitoral no país foi a tónica do discurso do representante de Ban na Guiné-Bissau no Conselho de Segurança. Antes do pronunciamento, José Ramos Horta prestou declarações à Rádio ONU, de Bissau.

Procedimentos Legais

"Cada um de nós faz o que pode, sempre em sintonia e em coordenação para aconselhar os nossos irmãos guineenses a caminhar para frente tentando reconciliar e resolver as diferenças internas dentro de cada agrupamento político e cada partido. Mas, a decisão cabe sempre aos guineenses e aos líderes eleitos de tomar as decisões que devem tomar", revelou.

Ban Ki-moon reitera o seu apelo aos candidatos e aos seus apoiantes para o respeito dos resultados oficiais, a serem anunciados pelo Supremo Tribunal do país.

O pronunciamento destaca que as partes sigam os procedimentos legais para resolver todas as disputas eleitorais que possam surgir.

Estabilidade

O apelo de Ban Ki-moon a todos os guineenses, seus líderes e instituições é que aproveitem a oportunidade para "inaugurar e consolidar a estabilidade que o país pede há muito tempo."

Ban disse que a ONU vai continuar empenhada em apoiar a Guiné-Bissau no percurso para um futuro pacífico, próspero e democrático baseado no Estado de direito.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031