Ban apela à afluência na segunda volta das presidenciais guineenses

Ouvir /

Declaração consta do informe periódico do secretário-geral submetido ao Conselho de Segurança; comunicade internacional instada a prometer e a cumprir ajuda para o país em conferência de doadores.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral da ONU lançou um apelo urgente ao povo da Guiné-Bissau com vista a "afluir em grande número" para votar no candidato preferido na segunda volta das eleições presidenciais, a 18 de maio.

O pedido consta no mais recente relatório de Ban Ki-moon ao Conselho de Segurança, no qual incentiva os guineenses a exercer "a moderação e a calma demonstradas no processo eleitoral até ao momento."

Campanha Eleitoral

Até esta sexta-feira, decorre a campanha eleitoral para eleger o novo presidente guineense entre os candidatos José Mário Vaz e Nuno Gomes Nabiam.

A votação vai marcar o culminar do processo iniciado a 13 de abril. A primeira volta decorreu em simultâneo com as legislativas vencidas pelo partido Paigc.

O relatório destaca que após a conclusão do processo eleitoral, será fundamental que o governo recém-eleito na Guiné-Bissau traga "benefícios tangíveis" com reflexo imediato na vida dos cidadãos.

Apoio Urgente

Ban realça, entretanto,  que o novo executivo vai precisar de apoio orçamental urgente para que tal objetivo seja alcançado.

Entre as prioridades apontadas pelo chefe da ONU, estão a garantia do funcionamento das instituições do Estado, a prestação de serviços públicos e a prevenção do novo agravamento da  situação socioeconômica.

Doadores

Para Ban, o Governo guineense deve concordar em metas imediatas,  a médio prazo, para estabilizar o país e preparar-se para uma conferência de doadores em cooperação com os parceiros de desenvolvimento.

Para comunidade internacional, pediu esforços para atender às necessidades urgentes dos guineenses. Para o secretário-garal, deve ser prometida e cumprida a ajuda financeira para as prioridades da Guiné-Bissau.

Esta semana, o presidente da Comissão das Nações Unidas para a Consolidação da Paz, PBC, e embaixador do Brasil junto da ONU disse que o evento deverá ocorrer no segundo semestre deste ano.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031