Após ações em Slaviansk, Ban diz que situação na Ucrânia é perigosa

Ouvir /

Agências de notícias relatam operação militar ucraniana na região, que levou a mais violência e mortes; no Conselho de Segurança, enviado anuncia que irá para Kiev e Moscou na próxima semana.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU reforçou sua grave preocupação com a piora da situação no leste e no sul da Ucrânia. Uma nota divulgada pelo porta-voz de Ban Ki-moon esta sexta-feira cita aumento da violência e mortes na cidade de Slaviansk.

Agências de notícias relatam que após uma operação militar liderada pela Ucrânia na região, milícias pró-Rússia teriam derrubado dois helicópteros, causando a morte de dois militares.

Soberania

Para Ban, as ações desta sexta-feira demonstram o quão perigosa se tornou a situação. O secretário-geral diz que as atividades de milícias e a tomada de prédios públicos por grupos armados não-identificados vão contra os princípios da Declaração de Genebra.

O acordo foi assinado por Rússia, Ucrânia, Estados Unidos e União Europeia no dia 17 de abril, na tentativa de estabilizar a crise. Ban pede a todos os lados em conflito para respeitar totalmente a soberania e a integridade territorial da Ucrânia.

Conselho de Segurança

O chefe da ONU fez novo apelo a favor da libertação imediata dos observadores da Organização para Cooperação e Segurança na Europa, Osce, sequestrados na Ucrânia no começo da semana.

Ban Ki-moon defende uma solução diplomática para o fim da crise. Também esta sexta-feira, o Conselho de Segurança fez uma reunião sobre a situação, a pedido da Rússia.

No encontro, o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Políticos, Jeffrey Feltman, anunciou que irá viajar para Kiev e Moscou na próxima semana, para promover a diminuição da violência e o retorno ao diálogo.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031