Agência da ONU quer melhorar eficiência do controle de dados aéreos

Ouvir /

A pedido da Malásia, União Internacional de Telecomunicações organiza encontro internacional; dificuldades para encontrar avião desaparecido há quase dois meses serão discutidas na reunião de 26 e 27 de maio.

Foto: Icao

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A pedido do governo da Malásia, a União Internacional de Telecomunicações vai organizar uma reunião de alto nível sobre controle de dados de aviões, incluindo informações arquivadas na caixa preta.

O encontro será em Kuala Lumpur, nos dias 26 e 27 deste mês. Segundo a UIT, será discutida a "complexa investigação sobre o desaparecimento do voo MH370", da Malaysia Airlines, ocorrido em 8 de março. O avião tinha 239 passageiros e tripulantes.

Rastreio

A agência da ONU destaca que as dificuldades para encontrar a aeronave são um sinal da necessidade de melhorar a identificação e o rastreio de voos comerciais.

Tecnologias da Informação e da Comunicação são essenciais para a segurança e operação segura de "dezenas de milhares de voos que ocorrem todos os dias", afirma a UIT.

A agência diz que já ocorrem discussões em vários níveis sobre como rastrear os dados dos voos em tempo real. A reunião na Malásia vai avaliar cobertura geográfica, tipo de informação a ser transmitida para as bases, segurança, armazenamento e análise de dados e custos para implementar esses sistemas em escala global.

Solução

O diretor da UIT, Hamadoun Touré, declarou que é preciso tomar ação imediata a nível internacional para melhorar a eficiência do rastreio de aviões.

Enquanto continuam as buscas pela aeronave da Malaysia Airlines, Touré acredita que a reunião pode ajudar a indústria da aviação a chegar a um consenso sobre soluções de monitoramento em tempo real.

O ministro das Comunicações da Malásia, Ahmad Shabery Cheek, ressaltou que o encontro talvez não ajude a localizar a caixa preta ou o avião, mas vai contribuir para que novas medidas evitem que outras nações ou famíllias passem pela situação atual enfrentada por seu país.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031