Sírios são lembrados em dia sobre vítimas de armas químicas

Ouvir /

Secretário-geral da ONU diz não consegue esquecer as "imagens chocantes" dos ataques ocorridos no ano passado; mensagem de Ban marca o Dia em Memória a Todas as Vítimas de Guerra Química.

As crianças são as mais afetadas em situações de conflito. Foto: Acnur/O.Laban-Mattei

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas prestam tributo esta terça-feira a pessoas envolvidas em acidentes com armas químicas, ao marcar o Dia em Memória a Todas as Vítimas de Guerra Química.

Em uma mensagem sobre a data, o secretário-geral da ONU lembra o "terrível uso de armas químicas na Síria", ocorrido ano passado. Ban Ki-moon afirma não conseguir esquecer "as imagens chocantes" que viu sobre os ataques e considera o uso de armas químicas na Síria "uma ofensa deplorável contra a humanidade".

Violação

Ban elogia os esforços de vários países para destruir o arsenal químico sírio e lembra que 92% do material já foi retirado do país ou destruído. O chefe da ONU reitera que o uso de armas químicas sob qualquer circunstância é uma grave violação da lei internacional.

Ban Ki-moon ressalta também a importância da Convenção sobre Armas Químicas, acordo de 1997, mas que ainda não foi assinado por seis países: Angola, Coreia do Norte, Egito, Israel, Mianmar e Sudão do Sul.

Adesão Universal

O chefe da ONU apela a essas nações que assinem a Convenção sem mais atrasos. Ban diz que a adesão ao acordo precisa ser universal e que todos os estoques de armas químicas devem ser destruídos para que o trabalho no setor esteja completo.

Na segunda-feira, o Conselho de Segurança comemorou os 10 anos da resolução 1540, contra a proliferação de armas de destruição em massa. Ban Ki-moon destacou a necessidade de maiores esforços para acabar com as ameaças impostas para prevenir que terroristas tenham acesso a esses armamentos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031