Relatores querem que presos políticos no Irã recebam tratamento médico

Ouvir /

Em comunicado, grupo de direitos humanos disse que pelo menos dois prisioneiros estão sob risco de morrerem na prisão por causa da piora no estado de saúde.

Prisioneiros precisam de cuidados médicos. Foto: ONU

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Um grupo de relatores especiais de direitos humanos está pedindo ao Irã para oferecer tratamento de saúde a prisioneiros políticos no país.

Em comunicado, os relatores citaram o caso de dois prisioneiros que estão correndo risco de morte por causa do agravamento de saúde.

Cuidados Médicos

O grupo inclui cinco especialistas entre eles, o relator sobre o Irã, Ahmed Shaheed, e o relator sobre tortura, Juan Méndez. Para eles, as prisões iranianas têm que oferecer cuidados médicos.

Eles fizeram apelos de urgência ao Governo de Teerã sobre sobre a negativa em fornecer cuidados médicos, e também criticaram os maus tratos sofridos pelo blogueiro Mohammad Reza Pourshajari. O outro prisioneiro citado foi o clérigo Sayed Hossein Kazemeyni Boroujerdi.  Mas o Irã ainda não respondeu nenhum dos apelos.

Os relatores explicaram que os dois prisioneiros precisam de cuidados imediatos, o que também já foi atestado por médicos que analisaram os casos.

Mal de Parkinson

Pourshajari foi preso por causa de atividades em seu blogue em setembro de 2010. No momento, ele está cumprindo pena de quatro anos na prisão.

Ele foi vítima de um ataque cardíaco e está sofrendo de doenças na próstata e de pedras nos rins. Já Boroujerdi foi detido em 2006 por causa de sua crença religiosa e condenado a 11 anos de prisão. Ele sofre de Mal de Parkinson, diabetes e pressão alta.

O estado de saúde dos dois piorou com as condições precárias da prisão e o tempo que passaram em solitárias além de abusos físicos, que teriam sofrido.

Os especialistas da ONU disseram que dependendo da libertação dos presos políticos, o governo deve tomar medidas imediatas para investigar as alegações relacionadas às condições de detenção e ao tratamento que eles estão recebendo.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031