Relator da ONU pede que time de futebol americano mude de nome

Ouvir /

Relator especial da ONU para os Direitos dos Povos Indígenas, James Anaya. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

James Anaya diz que equipe "Redskins", de Washington, que integra a Liga de Futebol Americano, NFL, usa mascote que "simboliza o sofrimento do povo indígena".

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O relator especial da ONU para os Direitos dos Povos Indígenas, James Anaya, pediu aos donos do time de futebol americano Redskins, que mudem o nome de sua equipe.

Anaya afirmou que o mascote indígena relembra o passado de sofrimento e maus tratos desses povos nos Estados Unidos. O Redskins, que segundo sua página na internet já foi chamado "The Braves", os Bravos, começou a jogar em 1932.

Significado Pejorativo

Segundo o relator especial, existem visões diferentes sobre o assunto. Ele espera que os proprietários da equipe reconsiderem a questão porque para muitos, o termo tem um significado pejorativo que não respeita nem honra o legado histórico e cultural indígena dos Estados Unidos.

Num relatório de 2012, sobre a situação dos povos indígenas americanos, Anaya já tinha dito que o uso de estereótipos dificulta a compreensão sobre a realidade atual dos indígenas.

Além disso, ajuda a manter viva atitudes de discriminação racial. Ele afirmou que os povos indígenas têm o direito à dignidade e à diversidade de suas culturas, tradições, histórias e aspirações que devem ser refletidas de forma apropriada.

O relator especial pediu ainda aos Estados Unidos que adotem medidas para combater o preconceito, eliminar a discriminação e promover a tolerância, a compreensão e as boas relações entre os indígenas e todos os segmentos da sociedade.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE NOVEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE NOVEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2014
S T Q Q S S D
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930