Perito diz que Brasil avançou em gerenciamento de desastres naturais

Ouvir /

Integrante do Comitê de Especialistas em Administração Pública, Alexandre Navarro citou caso de cartão de crédito que ajuda a liberar dinheiro, imediatamente, após tragédias como as cheias de 2011, na região serrana do Rio.

Cheias no Brasil. Foto: Pnud

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Um integrante do Comitê das Nações Unidas de Especialistas em Administração Pública afirmou que o Brasil tem avançado no gerenciamento de desastres naturais.

Segundo Alexandre Navarro, que participou de uma reunião sobre o tema na sede da ONU, o país tem demonstrado mais rapidez na resposta a situações de emergência como em casos de cheias e secas.

Agente Público

"O Brasil avançou sobremaneira e avançou igualmente na administração. Várias questões são trazidas e indagadas. Eu apresentei, no ano passado, na África do Sul um projeto que talvez seja o mais avançado, em termos de prestação de contas, de responsabilização de agente público que você tenha no mundo. Hoje, você consegue ver online no Brasil todos os gastos de recursos que são enviados em situação de resposta de desastres naturais."

Mas para o ex-secretário-executivo do Ministério da Integração, o Governo Federal ainda deve centralizar as respostas em caso de falta de estrutura dos municípios atingidos pelos desastres.

Licitação

"Não há projetos. Os municípios, os estados têm uma dificuldade muito grande. Eu creio. Eu defendi sempre que como é a União que é o ente que detém quase 80% da arrecadação nacional, eu creio que municípios pequenos, esses do Rio, não têm condição de levar um projeto. Eu acho que é a própria União que tem que arcar com o projeto, com a licitação, com o contrato e entregar para a população."

Alexandre Navarro faz parte de um grupo de 24 membros do Comitê de Especialistas em Administração Pública das Nações Unidas. Ele é o único integrante de língua portuguesa no Cepa e assumiu o mandato no ano passado.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031