ONU quer que israelenses e palestinos mantenham conversações de paz

Ouvir /

Secretário-geral pediu aos dois lados que continuem engajados nos esforços para alcançar o objetivo de dois Estados independentes; eles retomaram o diálogo em agosto do ano passado.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu a israelenses e palestinos que continuem engajados, de forma construtiva, nos esforços para a criação de dois Estados independentes.

O porta-voz de Ban, Stephane Dujarric, afirmou que o chefe da ONU discutiu o assunto, por telefone, com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu e com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, durante o fim de semana.

Acordo de Paz

Dujarric disse que o motivo da ligação foi debater os esforços contínuos e tentar estender as negociações na direção de um acordo de paz final entre Israel e Palestina.

Os dois lados retomaram o diálogo em agosto do ano passado depois dos esforços feitos pelo secretário de Estado americano, John Kerry.

As negociações diretas entre israelenses e palestinos foram interrompidas em setembro de 2010, depois que o governo de Tel Aviv se recusou a prorrogar o congelamento das construções de novos assentamentos em territórios palestinos.

Nas conversas separadas com Netanyahu e com Abbas, Ban expressou também esperança de que os dois líderes possam aproveitar a abertura criada pelos esforços americanos e encontrem uma forma de alcançar a solução de dois Estados.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930