ONU pede a eleitores afegãos que compareçam às urnas no sábado

Ouvir /

Em nota, secretário-geral diz que participação no pleito dará a homens e mulheres influência sobre a nova direção do país; votação também decidirá o substituto do presidente Hamid Karzai.

Representante do secretário-geral no Afeganistão, Ján Kubis. Foto: Unama

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ao todos os eleitores do Afeganistão que comparceram às urnas neste sábado, 5 de abril.

Em nota, emitida pelo seu porta-voz, Ban disse que está entusiasmado com as preparações de logística e segurança para a votação legislativa e presidencial.

Talebã

Ele pediu a todos os homens e mulheres do Afeganistão que usem essa oportunidade para influenciar a nova direção do país.

Ban condenou ainda a violência política por qualquer grupo contra as eleições. Ele mencionou as ameaças do movimento islâmico Talebã de cometer novos ataques contra trabalhadores civis do pleito, candidatos, observadores e eleitores nos postos de votação.

Ele lembrou que ataques contra civis são uma violação séria da lei humanitária internacional e que os responsáveis prestarão contas. 

Paciência

O chefe da ONU encerrou a nota pedindo às instituições afegãs que realizem eleições críveis, transparentes e inclusivas. Ele também pediu aos candidatos e simpatizantes que exerçam respeito e paciência no processo eleitoral. Especialmente durante a apuração dos votos.

Já a Missão da ONU no Afeganistão, Unama, informou que os observadores do pleito terão um papel fundamental nas eleições. Mais de 10 mil observadores internos e 250 mil candidatos e fiscais de partidos já foram credenciados para a votação de sábado.

Eles serão distribuídos por 6423 urnas com o objetivo de evitar fraudes e outras irregularidades.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031