OMM prevê fenômeno climático El Niño no segundo semestre de 2014

Ouvir /

Organização Mundial de Meteorologia afirmou que aquecimento da temperatura da água abaixo da superfície do mar na região do Pacífico é uma indicação dessa mudança; especialistas disseram que ainda é muito cedo para avaliar a força e o impacto que ele causará no clima mundial.

Tempestade tropical. Imagem: OMM

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Mundial de Meteorologia, OMM, prevê a ocorrência do fenômeno climático El Niño no segundo semestre deste ano.

Segundo a OMM, foi detectado um aumento da temperatura da água abaixo da superfície do mar na região do Pacífico. Os especialistas disseram que esse é um acontecimento sempre visto antes da chegada do El Niño. Nos últimos 15 anos, apenas dois foram marcados pelo fenômeno.

Aquecimento

A maioria das previsões indica que o fenômeno climático deve se desenvolver com mais força a partir de julho, mas os meteorologistas dizem que ainda é muito cedo para saber a potência ou o impacto que ele causará.

A OMM explicou que o El Niño é caracterizado por um aquecimento incomum da água no oceano Pacífico.

O secretário-geral da organização, Michel Jarraud, afirmou que se o efeito climático for realmente confirmado, ele vai influenciar as temperaturas e as precipitações e contribuirá para secas e fortes tempestades em diversas partes do mundo.

Brasil

O El Niño é responsável por secas severas no nordeste do Brasil e no sudeste da África. A Índia também sente os efeitos com a redução das chuvas de monções, que acabam prejudicando diversas colheitas.

Ao mesmo tempo, o El Niño causa enchentes e alagamentos em outras partes do mundo, como é o caso da costa leste da América do Sul e também as regiões que vão do sul do Brasil até o centro da Argentina.

O fenômeno tem impacto ainda na área do Golfo do México, principalmente com o aumento da intensidade das tempestades e furacões na região.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031