Na ONU, brasileiro participa de concerto do Dia Internacional do Jazz

Ouvir /

Violonista Sérgio Pereira toca, ao lado do pianista sérvio Dimitrije Vasiljevic, canções de bossa nova; cidade japonesa de Osaka é palco das comemorações oficiais da Unesco este ano.

Dia Internacional do Jazz Foto: Unesco

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A cidade de Osaka, no Japão, recebe esta quarta-feira o grande concerto do Dia Internacional do Jazz, organizado pela Unesco, a agência da ONU para Educação, Ciência e Cultura.

Segundo a Unesco, Osaka foi conhecida na década de 1920 como a meca do jazz no Japão e até hoje apresenta ao mundo artistas e grupos influenciados pelo estilo musical.

Artistas

O Dia Internacional do Jazz é celebrado em 30 de abril, sempre com um grande concerto com artistas internacionais. No site jazzday.com, é possível conferir a íntegra do show em Osaka, com a participação de mais de 30 músicos, como Herbie Hancock e Esperanza Spalding.

Já na sede da ONU, em Nova York, um concerto vai unir o jazz europeu à bossa nova brasileira. O pianista sérvio Dimitrije Vasiljevic vai apresentar algumas de suas composições originais e tocar ao lado do violonista brasileiro Sérgio Pereira.

Bossa

"Vamos fazer aqui na ONU uma hora de concerto e vou tocar com ele duas canções, bossa nova que é o meu 'pão com manteiga', eu cresci tocando bossa nova. E a bossa nova está muito próxima ao jazz. Sempre tento trazer a música brasileira para o mundo. Toco desde pequenininho. Nunca escutei rock, sempre cresci com isso, está no meu sangue. E quando eu vim para os Estados Unidos eu estudei jazz também. E agora voltei às minhas raízes e estou sempre tocando música brasileira, MPB, bossa nova."

Inspiração

Sérgio Pereira é funcionário das Nações Unidas há mais de 30 anos, e já trabalhou em escritórios da organização em Haia e no Kosovo. Em entrevista à Rádio ONU, o músico indicou

Sérgio Pereira

alguns artistas brasileiros que ele considera referência no jazz.

"De cantoras, a Rosa Passos para mim é número 1; outra é a Liz Rosa, que vive no Brasil, ela é de Natal; tem Marcela Mangabeira; são todas cantoras maravilhosas, de linda voz. Depois tem outros instrumentistas, pianistas, que são famosíssimos aqui fora e conhecidos por todos os músicos americanos de jazz. Infelizmente no Brasil a música instrumental não é ainda divulgada como aqui nos Estados Unidos." 

O Dia Internacional do Jazz foi criado pela Unesco e é comemorado desde 2012 como uma forma de arte que "promove a paz, o diálogo entre culturas e a diversidade."

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031