Mulheres participam de projeto de combate à pobreza no Senegal

Ouvir /

Elas fazem o cultivo de ostras considerado fundamental para o crescimento sustentável na região de Ziguinchor, localizada na fronteira com a Guiné-Bissau.

Cultivo de ostras no Senegal. Foto: Banco Mundial

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Um programa de redução da pobreza e conservação da biodiversidade no Senegal está a criar emprego e crescimento à região de Ziguinchor, que fica na fronteira com a Guiné-Bissau.

A iniciativa, baseada no cultivo de ostras, é realizada na maioria por mulheres senegalesas. Elas decidiram organizar o projeto para ajudar as suas famílias e conseguirem independência financeira.

Arroz

O programa é apoiado pelo Banco Mundial e tem ajudado a melhorar a situação das estradas de Casamance, além de revitalizar a indústria de arroz no Senegal.

Um dos grupos tem cerca de 30 mulheres que produzem as ostras para o consumo local e exportação. Segundo o Banco Mundial, a atividade é fundamental para o crescimento sustentável senegalês.

Ziguinchor tem recursos naturais e enfrenta conflitos. A coordenadora do projeto, Rama Diatta, disse que a vida das mulheres depende da iniciativa.

Melhorias

A organização que monitoriza o programa tem cerca de 30 mil mulheres a trabalhar para dar poder e emprego às mulheres de Ziguinchor.

As participantes de Casamance dizem que já estão a ver as melhorias.

Um projeto piloto está a ser traçado para testar a cooperação entre os agricultores de ostras e entitades para limpar o marisco antes de levá-lo ao mercado local para a venda.

As ostras defumadas também estão a ser pedidas pelos restaurantes e hotéis da região.

O trabalho das senegalesas foi reconhecido com uma cerimónia na Câmara de Ziguinchor, na qual as trabalhadoras receberam instrumentos e ferramentas para facilitar o trabalho como lanternas, luvas, botas e facas.

A iniciativa obteve um crédito de US$ 40 milhões do Banco Mundial.

*Apresentação: Denise Costa.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031