Moçambique participa na reunião sobre água e saneamento em Washington

Ouvir /

Moçambique e outros 50 países vão apresentar novos compromissos para aumentar o acesso à água e ao saneamento; estimativas apontam que 12 milhões de moçambicanos não têm acesso à água potável segura.

Artur Matavele

Ouri Pota, da Rádio Onu em Maputo.

A Reunião de alto Nível da parceria Saneamento e Água para Todos será inaugurada nesta sexta feira, 11 de Abril, pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, e o Presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim.

Na reunião, Moçambique e 50 outros países vão apresentar novos compromissos para aumentar o acesso à água e ao saneamento.

Avanço

Segundo a WaterAid Moçambique, estima-se que 12 milhões de moçambicanos não têm acesso à água potável segura, e cerca de 19 milhões encontram-se sem saneamento básico. Estatísticas indicam ainda que mais de nove mil crianças com menos de cinco anos morrem todos os anos em Moçambique devido às doenças diarreicas, por não terem acesso à água segura, ao saneamento e à higiene.

Para Artur Matavele, gestor de Advocacia e Aprendizagem da WaterAid Moçambique, a participação de Moçambique significa um avanço nos compromissos sobre o acesso a água e ao saneamento.

"Deve significar um avanço e maiores compromissos para Moçambique no sentido de cumprir com aquilo que tem prometido em relação água e saneamento. Este é o terceiro encontro que tem reunido ministros responsavéis pela água e saneamento de vários paises em desenvolvimentos e os ministros das finanças e doadores."

Promessas

Na última reunião de alto nível realizada em 2012, Moçambique fez sete promessas para aumentar o acesso à água potável segura e ao saneamento básico.

A WaterAid Moçambique considera pertinente o encontro que vai reunir ministros da área, o que permitirá um compromisso de modo realista com vista a proporcionar os serviços básicos a toda a gente, em todo o lado, até 2030.

"Estamos a procurar fazer uma campanha global no sentido de que reuniões deste género contribuam para se colocar a importância do saneamento no lugar que deve. E para nós é importante o nível do investimento para o saneamento seja elevado. Reuniões deste género devem permitir que tanto que os governantes, os países envolvidos e os doadores possam canalizar recursos para países pobres", afirmou Artur Matavele.

A Reunião de Alto Nível da parceria Saneamento e Água para Todos agrupa uma coligação de mais de 90 parceiros, incluindo os países em desenvolvimento, os países doadores de ajuda, e organizações tais como o UNICEF e o Banco Mundial. A WaterAid foi um parceiro fundador.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031