Moçambique: infra-estruturas e educação para exaltação do jazz

Ouvir /

A data celebrada pela primeira vez em 2012 tem como objetivo relembrar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história.

Crianças em Moçambique celebram o Dia Internacional do Jazz. Foto: Ouri Pota

Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo.

Os amantes e executantes do jazz comemoram neste 30 de Abril , o Dia Internacional do Jazz. Nesta data a Rádio ONU em Maputo conversou com o Orlando da Conceição, uma das figuras de destaque no panorama artístico moçambicano. Com mais de trinta anos de carreira, Orlando da Conceição afirma que uma das necessidades básicas para executantes do jazz em Moçambique são espaços apropriados.

"É preciso incentivar os músicos dando salas e condições de trabalho, não diria que deve-nos arranjar instrumentos, não é isso que estou a pedir, não estou a ver o governo a procurar enxada para cada camponês, nós vamos ter as nossas guitarras, nossas baterias, mas dêem-nos um espaco pelo menos, porque nós não vamos tocar este estilo de música em casa de cada músico. Vamos tocar em casas de pasto, em clubes apropriados para este estilo musical. Enquanto não tivermos estes espaços vamos tocar nas garagens, nas caves, nos quartos e por aí em diante".

Professor Orlando acrescenta que o jazz é da humanidade, mas não é para todos devido á sua complexidade para o abracar, pois é preciso gostar, e esse processo acorre paulatinamente.

Educação

Já Morreira Chonguiça, saxofonista moçambicano formado por professor Orlando, afirma que a exaltação do Jazz em Moçambique só poderá acontecer se transmitirmos a cultura do gosto pela música às crianças.

"É a cultura, a disciplina, a educação nas escolas, às crianças e aos jovens desde muito pequeno aprenderem o que é um clarinete, um saxofone, um piano. Nós temos que investir e já comecamos a fazer, com próprio More Jazz, lançamos algumas semanas o More Jazz Big Band o seu ênfase é mesmo na juventuide e nas crianças. Porque? Para criar esta massa crítica que vai criar a sustentabilidade tanto emocional quanto financeira, amanhã tens um show de jazz tens uma massa crítica para ir assistir"

O Dia Internacional do Jazz é celebrado a 30 de Abril. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco, e anunciada pelo pianista e Embaixador da Boa Vontade da Unesco, Herbie Hancock.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031