José Maria Neves destaca gestão de recursos marinhos em visita à FAO

Ouvir /

Chefe do governo de Cabo Verde pediu maior envolvimento da agência da ONU na preparação do país para a Conferência sobre Pequenos Estados Insulares; evento decorre em setembro nas ilhas de Samoa.

Cabo Verde Foto: Pnud Cabo Verde

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O primeiro-ministro de Cabo Verde, considerou de importância vital a gestão sustentável dos recursos marinhos na visita efetuada à sede da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO.

Nesta quarta-feira, José Maria Neves pediu o apoio da agência para a preparação da participação do seu país na Conferência da ONU sobre Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, Sids. O evento será realizado em setembro nas ilhas de Samoa.

Crescimento

A conferência vai decorrer sob o tema “Desenvolvimento Sustentável dos Pequenos Estados Insulares Através de Parcerias Genuínas e Duradouras".

O objetivo é assegurar o crescimento económico e garantir desenvolvimento social do grupo de países, com a proteção do meio ambiente e aumento da resiliência.

Gestão

Neves lembrou que Cabo Verde tem mais mar do que terra, tendo considerado fundamental uma gestão sustentável da indústria naval para o futuro do planeta.

O governante disse que a medida era o pilar estratégico para o desenvolvimento sustentável em todos os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.

Em janeiro, a FAO lançou um apelo com vista a uma nova abordagem para administrar recursos marinhos. A medida é considerada vital para garantir a segurança alimentar do mundo e promover o desenvolvimento sustentável.

Laços Fortes

A diretora-geral adjunta da FAO para a Coordenação dos Recursos Naturais da FAO destacou os progressos feitos no programa do governo Nova Agricultura.

Maria Helena Semedo realçou a criação de laços mais fortes entre o desenvolvimento rural, a redução da pobreza e o crescimento económico.

A representante reconheceu ainda a prontidão do país para desempenhar um papel fundamental regional, através de iniciativas de cooperação Sul-Sul.

O mérito consiste na capacidade e envolvimento em iniciativas de desenvolvimento no âmbito da estratégia global para melhorar Estatísticas Agrícolas e Rural.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031