Feltman: "espírito de compromisso com a Ucrânia parece evaporar"

Ouvir /

Subsecretário-geral para Assuntos Políticos lamentou que Declaração de Genebra esteja estagnada, o que na avaliação dele pode aumentar as tensões na região; declaração foi feita ao Conselho de Segurança esta terça-feira.

Jeffrey Feltman. Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O países-membros do Conselho de Segurança se reuniram na noite desta terça-feira para discutir a situação na Ucrânia. No encontro, o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Políticos lamentou que o "espírito de compromisso" firmado em Genebra "parece ter evaporado".

Jeffrey Feltman fez referência à Declaração de Genebra, acordo de 17 de abril assinado por Rússia, Ucrânia, Estados Unidos e União Europeia, que prevê o desarmamento e retorno da estabilidade na região.

Mais Violência

Segundo Feltman, as nações envolvidas interpretaram o acordo de forma diferente, o que contribuiu para a escalada das tensões. Ele citou como exemplo a piora da situação no leste e no sul da Ucrânia.

O subsecretário-geral afirmou que aumentou o número de milícias e de civis armados em várias cidades, além de mais casos de tortura, de sequestros e de violência.

Prefeito

Feltman lembrou a crítica situação de saúde do prefeito de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, Hennadiy Kernes, baleado nas costas por homens não-identificados. A ação ocorreu na segunda-feira.

Ao Conselho de Segurança, o subsecretário-geral descreveu outros acontecimentos ocorridos nos últimos quatro dias, incluindo confrontos entre centenas de pessoas e a tomada de prédios por grupos autodeclarados separatistas. Para Feltman, essa situação deve servir de alarme.

O representante também parafraseou o secretário-geral Ban Ki-moon, que voltou a pedir na segunda-feira uma solução política e diplomática para a Ucrânia.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031