FAO tem receio de que praga em bananeiras atinja América Latina

Ouvir /

Agência da ONU quer mais monitoramento, prevenção e informação sobre a doença causada pelo fungo Fusarium TR4 que é considerada uma das mais destrutivas e que se espalhou da Ásia para a África e Oriente Médio; Moçambique e Jordânia já notificaram casos.

Praga em plantações de banana. Foto: Irin/David Gough

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação está pedindo aos governos que ajudem a combater uma praga em plantações de banana.

A doença é causada pelo fungo fusarium TR4 e está se espalhando da Ásia para a África e o Oriente Médio. Moçambique e Jordânia já notificaram casos.

Indústria

O receio da FAO é que a praga atinja as plantações da América Latina. A banana é um dos principais produtos de exportação da região.

A agência da ONU quer que os governos melhorem  monitoramento, a informação e a prevenção da praga, popularmente conhecida como Mal do Panamá.

Em comunicado, a FAO lembrou que a banana é a oitava maior plantação do mundo e a quarta mais importante nos países menos desenvolvidos.

Um especialista da agência afirmou que a doença pode ter um impacto importante sobre os plantadores de banana, comerciantes e as famílias que dependem da indústria para sobreviver.

Irrigação

A FAO recomendou a adoção de sistemas de vigilância e de alerta, além da implementação de medidas fitosanitárias para evitar que a praga se espalhe por irrigação, sistemas de drenagem, transporte e pessoas.

A agência também sugere treinamento de profissionais, produtores e agricultores para identificar a doença fazendo a prevenção adequada nos campos de plantação.

Segundo especialistas da FAO, as bananeiras afetadas pela praga sofrem danos, mas a banana pode ser consumida sem riscos para a saúde.

O fungo atinge o solo da plantação e pode permanecer ativo por décadas. A doença não tem como ser completamente controlada por pesticidas.

Por isso, segundo a agência, a melhor prática é evitar a propagação da praga.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031