Empreendedoras devem fazer valer as oportunidades dos TIC, diz estudo

Ouvir /

Unctad lança guia para impulsionar contributo das mulheres no setor informal; barreiras na área incluem falta de formação, de financiamentos e mobilidade física.

Mais oportunidades para mulheres empreendedoras. Foto: Unctad

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O número de assinantes de telemóveis em África subiu 85 por cento entre 2008 e 2012. São 72 aparelhos em cada 100 habitantes.

Um estudo da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento e Comércio, Unctad, considera tratar-se de uma oportunidade para maior envolvimento feminino em pequenos negócios. O objetivo é que estas contribuam  para a economia dos seus países, particularmente no setor informal.

Barreiras

Para tal, a agência lançou o guia intitulado "Dar Poder às Mulheres Empreendedoras", que aponta barreiras institucionais e sistémicas associadas às desigualdades do género.

Além de normas e práticas sócio-culturais, a entidade da ONU também revela que, muitas vezes, o potencial das mulheres empreendedoras é frustrado.

A lista de constrangimentos inclui o acesso aos financiamentos, a falta de tempo devido a várias funções, a mobilidade física e o acesso à educação e formação.

Oportunidades 

As Tecnologias de Informação e Comunicação, TIC, são vistas como meios de superação devido às oportunidades de negócios na própria indústria.

A diretora  da Divisão de Tecnologia e Logística da Unctad aponta a necessidade de maiores habilidades e do desenvolvimento de capacidades das mulheres empreendedoras.

Eficácia

Anne Miroux sugere programas e políticas de apoio nos países em desenvolvimento, para que as mulheres possam aproveitar as oportunidades oferecidas pela eficácia das TIC.

Governos e outras entidades da área nos apíses em desenvolvimento estão entre os alvos da publicação da Unctad e da Organização Internacional do Trabalho.

Os conteúdos incluem os principais fatores, desafios e dinâmicas para capacitar empreendedoras através das TIC além de recomendações para futuras ações.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031