Dia da Mãe Natureza é "chance para refletir nossa relação com o planeta"

Ouvir /

Afirmação é do secretário-geral da ONU, que pede ainda uma transformação global das atitudes e práticas para proteger os recursos naturais; Ban Ki-moon lembra que ecossistema está sob constante pressão.

Montanha no Chile. Foto: Banco Mundial/Curt Carnemark

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Para o secretário-geral da ONU, o Dia da Mãe Natureza, celebrado este 22 de abril, é uma oportunidade de reflexão sobre nossa relação com o planeta. Ban Ki-moon lembra que o ar, a água e o solo fazem parte de um "ecossistema global delicado, cada vez mais sob pressão devido à ação humana".

Ban afirma que "a mão pesada da humanidade" pode ser vista no desmatamento de florestas tropicais, no esgotamento da pesca nos oceanos, na escassez de água fresca, no rápido declínio da biodiversidade e na poluição cada vez maior dos céus e dos mares.

Consumo Insustentável

O secretário-geral destaca que a população está aumentando, sendo preciso "reconhecer que o consumo dos recursos do planeta está insustentável". Por isso, Ban pede uma "transformação global de atitudes e de práticas".

No Dia da Mãe Natureza, o chefe da ONU diz ser "especialmente urgente avaliar como geramos energia". Ban cita a queima de combustíveis fósseis como a principal causa da mudança climática, que cada vez ameaça mais a prosperidade e a estabilidade de todas as regiões.

Clima

Segundo Ban, a energia sustentável pode aumentar a saúde, a prosperidade e as oportunidades para bilhões de pessoas, assim como cidades mais eficientes e florestas melhor protegidas e manejadas.

O secretário-geral lembra que em setembro, ele lidera em Nova York a Conferência do Clima, com a meta de "gerar ação ambiciosa e impulsionar um novo acordo climático para 2015".

Ban convida chefes de Estado e de governo, além de representantes do setor privado e da sociedade civil para participar da reunião e mostrar iniciativas para um "futuro sustentável".

Na mensagem, o secretário-geral também pede a todos que "falem em nome do planeta" e cuidem da Mãe Natureza para que "ela possa continuar cuidando de nós, como tem feito há milênios.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031