Conselho de Segurança enviará forças de paz à República Centro-Africana

Ouvir /

Mandato da Missão de Paz Multidimensional, Minusca, terá como prioridade a proteção dos civis; decisão foi tomada após agravamento das crises de segurança, humanitária, política e de direitos humanos no país; força entra em operação em 15 de setembro.

Membros do Conselho de Segurança votam na resolução. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Conselho de Segurança aprovou, esta quinta-feira, o envio da Missão de Paz Multidimensional das Nações Unidas para a República Centro-Africana, Minusca.

A decisão foi tomada devido ao agravamento das crises de segurança, política e humanitária no país africano.

Prioridade

A prioridade da missão vai ser a proteção dos civis. O mandato da Minusca inclui também o apoio ao processo de transição, facilitar a entrega de assistência humanitária e ajudar na promoção e na proteção dos direitos humanos.

A tropa de manutenção da paz da ONU vai auxiliar ainda nos processos de desarmamento, desmobilização, reintegração e repatriação. Além disso, vai participar do apoio à justiça e ao Estado de Direito.

Momento Decisivo

Logo depois da aprovação, o embaixador francês junto à ONU, Gérard Araud disse que a resolução adotada significa um momento decisivo.

O embaixador disse que a Minusca vai conter uma força de 12 mil boinas azuis, sendo 10 mil soldados e 2 mil policiais.

O mandato da missão, segundo Araud, vai incluir além da proteção dos civis, a restauração da lei e da ordem, e o combate à impunidade.

Ele afirmou que a Minusca vai entrar em operação em 15 de setembro. Até lá, o embaixador declarou que a força militar da União Africana continuará com os trabalhos de estabilização, mas agora com um apoio maior da ONU.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031