Brasil deverá aumentar ajuda à Guiné-Bissau após eleições de 13 de abril

Ouvir /

Embaixador brasileiro junto às Nações Unidas diz que cooperação poderá crescer na área de segurança e fortalecimento de instituições; colaboração "padeceu" com golpe de Estado do ano passado no país lusófono.

Antonio Patriota

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Após as eleições de 13 de abril na Guiné-Bissau, o país africano de língua portuguesa poderá contar com uma maior ajuda do Brasil.

A estimativa é do embaixador Antonio Patriota, que preside a Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas, que inclui trabalhos com a Guiné-Bissau.

Reforma e Modernização

Nesta entrevista à Rádio ONU, Patriota afirmou que o Brasil poderia dar uma grande contribuição ao novo governo guineense especialmente nas áreas de segurança e de fortalecimento das instituições do Estado.

"(…) Na capacitação de profissionais porque há uma carência de gestores, de servidores do Estado até, e também na reforma e modernização do setor de defesa e segurança. Estamos enviando alguns técnicos eleitorais agora para ajudar a organizar as eleições. E, como eu mencionei, o Centro de João Landim para treinamento de policiais que ajudarão a trazer este ambiente de estabilidade e de calma imprescindível para que as eleições sejam bem-sucedidas."

Prêmio Nobel da Paz

Segundo o embaixador, a cooperação do Brasil com a Guiné-Bissau sofreu após o golpe de Estado de 12 de abril de 2012, que tirou do poder o presidente interino e o primeiro-ministro guineenses.

Como parte dos esforços de transição democrática, a ONU enviou o ex-presidente do Timor-Leste e Prêmio Nobel da Paz, José Ramos Horta, para chefiar o Escritório da organização em Bissau, Uniogbis.

Localizado no oeste da África, a Guiné-Bissau é um dos cinco países do continente que falam a língua portuguesa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031