Ban pede que candidatos respeitem resultado final das eleições na Guiné-Bissau

Ouvir /

Secretário-geral apelou ao povo e as instituições do país que garantam a realização de uma votação pacífica e justa; ele disse que o sucesso do pleito contribuirá para a restauração da ordem constitucional e para a promoção do Estado de Direito.

Guiné-Bissau

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos candidatos que participam das eleições presidenciais e legislativas na Guiné-Bissau, que respeitem o resultado final.

Nas vésperas do pleito, que acontece neste domingo 13 de abril, Ban fez um apelo à população e às instituições que garantam a realização de uma votação pacífica e justa.

Ordem Constitucional

Segundo o chefe da ONU, os candidatos e seus eleitores, o governo de transição, os órgãos eleitorais, a sociedade civil e a população em geral tem um papel importante a desempenhar nesse processo.

Ban afirmou que o sucesso das eleições irá contribuir para a restauração da ordem constitucional, para a promoção do Estado de Direito e para a retomada da entrega de ajuda internacional, que havia sido suspensa.

Estabilidade Política

Ele disse que o sucesso vai abrir também o caminho para uma ampla estabilidade política e para a implementação de programas de longo prazo para consolidar a paz e promover o desenvolvimento socioeconômico.

O secretário-geral afirmou que tudo isso contará com o apoio dos parceiros internacionais.

Além do respeito pelo resultado final que será anunciado pela Suprema Corte do país, Ban Ki-moon pediu aos candidatos que sigam os procedimentos legais para resolver qualquer disputa eleitoral que possa surgir.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031