Agência da ONU celebra Dia Internacional do Voo Espacial

Ouvir /

Unoosa realiza exibições, projetos e um bate-papo no twitter para marcar a data; diretora do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Sideral afirmou que a ciência e a tecnologia espaciais ajudaram a resolver problemas na Terra.

 Unoosa celebra o Dia Internacional do Voo Espacial. Foto ONU.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Sideral, Unoosa, celebra este sábado, 12 de abril, o Dia Internacional do Voo Espacial.

Para marcar a data, a agência da ONU está realizando uma exibição no Centro Internacional de Viena, que vai até a próxima sexta-feira. Foi lançada também a terceira edição do projeto "Mensagens de Exploradores Espaciais para Futuras Gerações".

Mensagens

Esse projeto mostra uma coleção de mensagens de astronautas que foram ao espaço e que servem como inspiração para as futuras gerações.

A diretora do Unoosa, Simonetta Di Pippo, lembrou em mensagem de vídeo gravada o primeiro voo espacial tripulado feito pelo cosmonauta soviético Yuri Gagarin, em 12 de abril de 1961.

Ela afirmou que desde essa data, há 53 anos, mais de 500 homens e mulheres já voaram no espaço.

Problemas

A diretora disse que a ciência e a tecnologia espaciais ajudaram a solucionar vários problemas enfrentados na Terra.

O Unoosa realizou ainda um bate-papo na rede social Twitter com astronauta e especialista da ONU em aplicações espaciais, Takao Doi.

Ele integrou as tripulações dos ônibus espaciais americanos Columbia e Endeavour em 1997 e 2008. Doi realizou uma caminhada espacial e visitou a Estação Espacial Internacional na segunda viagem.

Ele contou que a Estação Espacial é muito maior do que as pessoas imaginam aproximadamente do tamanho de um campo de futebol.

O Dia Internacional do Voo Espacial foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 2011 com vários objetivos. O primeiro foi o de celebrar o início da era espacial humana, como também, reafirmar a contribuição da ciência e da tecnologia espacial para o desenvolvimento sustentável. E, por fim, garantir o uso pacífico do espaço sideral.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031