Unfpa saúda ações para baixar mortalidade em Angola

Ouvir /

Agência coloca ao dispor das autoridades material de enfermagem para as escolas de saúde; representante realça aposta na formação de técnicos.

Angola se empenha em diminuir mortalidade materno-infantil. Foto: Banco Mundial

Herculano Coroado, da Rádio ONU em Luanda.

A representante em Angola do Fundo das Nações Unidas para a População, Unfpa, reconheceu o empenho do executivo angolano para a diminuição da mortalidade materno-infantil.

Nesta terça-feira, Kourtoum Nacro fez a entrega de uma doação de material de enfermagem para as escolas de saúde em Luanda.

Doação

A responsável reconheceu as políticas de formação, parcerias com outras organizações sociais, bem como o apetrechamento das várias instituições de saúde desenvolvidas pelo Estado angolano.

O reconhecimento vem na sequência da entrega pela agência de material informático e kits para parteiras destinados às escolas de enfermagens das cidades de Luanda, Cabinda, Huambo e Uíge.

Cooperação

Segundo Kourtoum Nacro, Angola saiu de um período de guerra que prejudicava os investimentos no sector da saúde, e agora tem canalizado os projectos a esta área e apostado muito na formação dos recursos humanos e técnicos.

Ela adiantou que, além da saúde, sua instituição tem trabalhado com o Governo em sectores como Ministério da Família e Promoção da Mulher, além de colaborar na preparação para a realização do Censo Geral da População e de Habitação de 2014.

Capacitação

Por sua vez, o ministro da Saúde, José Van-Dúnem, que também esteve presente no evento, sublinhou que o material doado pelo Unfpa fará com que as escolas beneficiadas fiquem mais capazes de formar técnicos.

O governante reafirmou um dos objectivos do Governo que prevê a redução da mortalidade materno-infantil.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031