Unesco aposta em capacitar no teatro em Moçambique

Ouvir /

Arte de encenar desempenha papel importante para a sensibilização no país;  no Dia Mundial, representantes da área queixam-se de poucos espaços e recursos para a prática.

Falta de recursos para o teatro. Foto: Unesco.

Ouri Pota, Radio ONU em Maputo.

No Dia Mundial do Teatro, assinalado neste 27 de março, Moçambique celebra a ferramenta-chave para a comunicação e informação com destaque para áreas como a sensibilização sobre epidemias ou as eleições.

Para saber o que significa fazer teatro em Moçambique, a Rádio ONU em Maputo ouviu figuras da arte de encenar.

Luta Sem Tréguas

O coordenador do Grupo de Teatro do Oprimido, Alvim Cossa frisou que fazer teatro em Moçambique é engajar-se numa luta que deve ser desencadeada sem tréguas primeiro pela alma e pelo espírito.

Para a diretora artística do grupo Mutumbela Gogo, Manuela Soeiro, teatro tem que ser verdadeiro, para “não entrarmos em fantasias. Tem que ser algo que as pessoas sentem.”

Sacrifício

Por outro lado, o coordenador da Associação Cultural Girassol, Joaquim Matavel, considera que fazer teatro em Moçambique “é um sacrifício mas, ao mesmo, tempo gratificante.”  Para ele, é um “sacrifício porque há poucos espaços para prática em Moçambique e há pouco, senão nenhum financiamento.”

A Organização da Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, deu a voz às festividades da data no país através da responsável nacional da agência para a Cultura.

Massas

Ofélia Silva disse que o teatro é uma área que colhe grande apoio, tendo em conta que a arte abrange as massas em diversas campanhas.

"Faz-se teatro de uma forma popular em que qualquer cidadão pode perceber a mensagem, então nos investem muito no teatro. Trabalhamos noutras áreas também como a música mas, o teatro, nós usámo-lo muito para a sensibilização para além dos sketches, peças ao vivo que se fazem também na rádio. São iniciativas que podiam se estender a nível nacional mas os recursos que existem são parcos", referiu.

Área Técnica

Além da capacitação, a Unesco apoia o teatro moçambicano na área técnica.

As atividades envolvidas são planificação, escrita de projetos, identificação de doadores e implementação de atividades de acordo com os resultados pretendidos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031