Relator: justiça para todos é chave para reconciliação em Cote d'Ivoire

Ouvir /

Em comunicado, Doudou Diène expressou preocupação com alguns temas ainda sem solução antes da realização das eleições presidenciais, marcadas para 2015.

Doudou Diène Foto: ONU

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O processo de reconciliação na Cote d'Ivoire, também conhecida como Costa do Marfim, precisa da aplicação de justiça imparcial para todos. A opinião é do relator independente sobre a situação dos direitos humanos no país, Doudou Diène.

Em comunicado, o relator expressou preocupação com alguns temas do processo de reconciliação que ainda estão sem solução. Ele lembrou que o país ainda está a recuperar da violência causada pelos protestos de 2010, quando foram realizadas as últimas eleições presidenciais. O próximo pleito está marcado para 2015.

Prova

O relator referiu que as próximas presidenciais serão um teste e a prova da recuperação do país da África Ocidental da crise. Doudou Diène apresentou o relatório sobre o tema no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra.

Segundo referiu, há problemas ainda não resolvidos e que precisam ser eliminados para que as eleições sejam credíveis e consensuais. Ele afirmou que o mais importante é a questão da imparcialidade e da equidade da justiça.

Origem Política

Diène contou que até o momento apenas as pessoas acusadas de crimes e que eram simpatizantes do ex-presidente Laurent Gbagbo estão a ser presas e julgadas. O relator afirmou que a justiça é para todos que cometeram os crimes independentemente de origem política, tribal ou étnica.

Ele encerrou o comunicado com um pedido de rapidez no julgamento da ex-primeira-dama marfinense. Gbagbo já está a responder por acusações no Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031