Primeira-dama chinesa será nomeada enviada da Unesco para Educação

Ouvir /

Peng Liyuan irá auxiliar a agência da ONU na promoção da educação para meninas e mulheres; presidente da China, Xi Jinping, faz esta quinta-feira a primeira visitar oficial à sede da Unesco em Paris.

Xi Jinping e a primeira-dama Peng Liyuan. Foto: Unesco

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A diretora da Unesco, a agência da ONU para Educação, Ciência e Cultura, recebe esta quinta-feira o presidente da China, Xi Jinping e a primeira-dama Peng Liyuan.

Esta é a primeira vez que um líder chinês visita a sede da Unesco em Paris. O ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, e o conselheiro de Estado, Yang Jiechi, também integram a comitiva.

Honra

A primeira-dama da China será nomeada enviada especial da Unesco para a Promoção da Educação de Meninas e de Mulheres. Segundo a diretora da agência, Irina Bokova, a visita é "uma grande honra" e reforça as relações com o país.

Além da cerimônia de nomeação da primeira-dama, o presidente chinês fará um discurso aos países-membros da Unesco sobre o respeito e proteção da diversidade cultural. Xi Jinping também deve destacar a importância da troca e do diálogo entre culturas e civilizações.

Patrimônios da Humanidade

A Unesco destaca que a China é muito envolvida nas atividades da organização, tendo ratificado 13 acordos internacionais, como as convenções do Patrimônio Mundial, sobre a Promoção da Diversidade Cultural e contra o Doping nos Esportes.

O país é um dos que fundaram a Unesco, tornando-se Estado-membro em 1946. Atualmente, 45 Patrimônios Mundiais estão na China, incluindo a Grande Muralha e o Centro Histórico de Macau.

A nação asiática tem ainda 32 locais na lista de reservas da biofesra, além de 38 elementos na lista de Patrimônios Imateriais da Humanidade, como a acupuntura e a caligrafia chinesas.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031