Pillay quer comissão independente sobre guerra civil no Sri Lanka

Ouvir /

Alta comissária sugere estabelecimento de grupo para investigar alegações de violações dos direitos humanos; conflito terminou em 2009, mas há testemunhos sobre continuação de ameaças e intimidações.

Navi Pillay Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos quer o estabelecimento de uma comissão internacional de inquérito para investigar violações ocorridas durante e após a guerra civil no Sri Lanka. O conflito terminou em maio de 2009.

Navi Pillay reconhece que o governo do país estabeleceu vários mecanismos para investigar os casos. Mas ela afirmou esta quarta-feira que nenhum tinha a independência necessária para inspirar confiança entre vítimas e testemunhas.

Ameaças

Ao Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, Pillay disse que a "falha em tratar a dor e o trauma das vítimas e sobreviventes mina a confiança no Estado e na reconciliação" do país.

A alta comissária está preocupada também com a continuação de ameaças e de intimidações contra defensores de direitos humanos, ataques a minorias religiosas e repressão à liberdade de opinião e de expressão.

Pillay nota que continuam surgindo evidências, com pessoas afirmando estarem prontas a testemunhar perante órgãos internacionais que possam  garantir sua proteção.

Resolução

Para a alta comissária, isso justifica a necessidade de uma comissão internacional de inquérito, que pode ter um "papel positivo em conseguir novas informações" e em estabelecer a confiança com os sobreviventes da guerra civil. 

O Conselho de Direitos Humanos deve votar uma resolução autorizando Navi Pillay a prosseguir com as investigações sobre violações e abusos cometidos durante a fase final do conflito no Sri Lanka.

O conflito entre governo e rebeldes durou quase três décadas e pelo menos 70 mil pessoas morreram.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031