ONU recebe líderes religiosos da República Centro-Africana

Ouvir /

Ban Ki-moon apela por esforços para unir as comunidades do país; encontro juntou arcebispo de Bangui, presidente do Conselho Islâmico e reverendo da Aliança Evangélica.

Ban com líderes religiosos da República Centro-Africana. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O Secretário-Geral das Nações Unidas afirmou ter ficado "honrado" ao encontrar três líderes religiosos da República Centro-Africana na sede da organização, em Nova Iorque, na quinta-feira.

Ban Ki-moon descreveu a reunião como "um símbolo poderoso da longa tradição do país para a coexistência pacífica". Estiveram na ONU o arcebispo da Igreja Católica de Bangui, Dieudonne Nzapalainga; o presidente do Conselho Islâmico da República Centro-Africana, Imam Oumar Kobine Layama, e o presidente da Aliança Evangélica do país, reverendo Nicolas Guérékoyame-Gbangou.

Ataques

Ban afirmou aos três líderes que o legado para a paz está sob ameaça. A República Centro-Africana vive um conflito sectário desde dezembro de 2012, após ataques dos rebeldes Séléka, de maioria muçulmana. As milícias cristãs, conhecidas como anti-Balaka, também participam nos confrontos.

A ONU fala em milhares de mortos e 2,2 milhões de civis necessitados de ajuda humanitária, uma parcela que corresponde à metade da população do país.

Apoio Internacional

Entretanto, o Secretário-Geral declarou que o conflito não é em torno da religião, ao afirmar que "afiliações religiosas e étnicas estão a ser manipuladas por razões políticas".

Ban pediu apoio da comunidade internacional, pelo facto dos três líderes reunidos terem "se recusado a ser inimigos". O chefe da ONU explicou que a República Centro-Africana precisava de mais ajuda para salvar vidas além de tropas e elementos da polícia adicionais para proteger os civis.

Ban Ki-moon reiteirou o apoio das Nações Unidas ao povo do país, nos esforços pela paz, reconciliação e justiça.

*Apresentação: Eleutério Guevane.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031