ONU promove saúde e bem-estar no Dia Mundial da Síndrome de Down

Ouvir /

21 de março é a data escolhida para celebrar os direitos das pessoas com a condição; atriz brasileira e autodefensora participa de debate no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. 

Tathiana Piancastelli no Ecosoc

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Pelo terceiro ano, as Nações Unidas celebram neste 21 de março o Dia Mundial da Síndrome de Down. A importância da saúde e do bem-estar das pessoas com a condição foi o tema de um debate no Conselho Econômico e Social da ONU, Ecosoc.

Em Nova York, o embaixador do Brasil junto às Nações Unidas falou sobre a importância da inclusão social e da promoção de oportunidades para pessoas com deficiência.

Sonhos

Falando em inglês, Antonio Patriota disse que o governo brasileiro está empenhado em gerar oportunidades que permitam às pessoas com deficiência a conquistar seus sonhos e metas.

A atriz brasileira, apresentadora e autodefensora dos direitos das pessoas com Síndrome de Down também participou da conferência e conversou com a Rádio ONU. Segundo Tathiana Piancastelli, quem tem a condição precisa ter cuidados redobrados com a saúde e com a pele.

Futuro

"Para nós que temos Síndrome de Down, é muito importante se cuidar. Fazer a limpeza da pele, fazer exercícios, comer bem, tomar bastante água. Eu como menos e malho mais. Malho, me cuido, tomo bastante água, passo creme. A gente tem Síndrome de Down, mas pode fazer qualquer coisa. Quer dizer, quase tudo. Mas é melhor ver para frente e batalhar, com muita garra."

Tathiana Piancastelli apresenta na internet o programa Ser Diferente, onde viaja para vários países e mostra a cultura local. A última viagem da jovem de 29 anos foi para Bali, na Indonésia. 

Turma da Mônica

Em dezembro, Tathiana foi a protagonista da peça de teatro A Menina dos Meus Olhos, apresentada em Nova York. Ela também serviu de inspiração ao cartunista Maurício de Sousa, que criou a personagem "Tati" para os quadrinhos da Turma da Mônica.

O Dia Mundial da Síndrome de Down é comemorado pela ONU desde 2012, após a Assembleia Geral ter aprovado uma proposta apresentada pelo Brasil e pela Polônia.

Ouça a entrevista na íntegra com Tathiana Piancastelli. 

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031