ONU pede diálogo inclusivo de somalis na formação de estado federal

Ouvir /

Conferência reúne líderes tradicionais e políticos na cidade de Baidoa; seis regiões do sudoeste querem criar o que é tido como maior e mais diversificado estado federal do país do Corno de África.

Nicholas Kay Foto: ONU/Tobin Jones

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O enviado das Nações Unidas na Somália disse que está a acompanhar de perto os desenvolvimentos em torno da conferência que decorre na cidade somali de Baidoa.

No âmbito do evento, Nicholas Kay exorta à contenção máxima de todas as partes e o compromisso do diálogo político.

Diversidade

De acordo com agências noticiosas, seis regiões do sudoeste somali tentam formar um estado, numa intenção que a ser concretizada deve culminar com o maior e mais diversificado do país do Corno de África.

Em nota, o representante lembra que 2014 é fundamental para a consolidação de uma Somália federal, estável e unida.

Ameaça

Aos participantes da conferência, Kay pediu que se abstenham de qualquer ação que possa ameaçar a segurança.

O representante encorajou ainda aos líderes tradicionais, aos políticos e aos envolvidos em Baidoa que se comprometam com um diálogo político sério, abrangente e contínuo. Para ele, o processo deve respeitar a Constituição Federal e os acordos existentes.

Reconciliação

Ele prometeu a continuação do apoio das Nações Unidas para o Governo Federal nos esforços em direção a um processo de reconciliação.

O enviado disse que a situação em Baidoa destaca a necessidade de o Governo Federal acelerar as ações para formar o Estado somali de uma forma inclusiva.

As autoridades devem desenvolver um plano detalhado e um calendário para a formar estados federais, como parte do processo para pôr fim à democratização e a aprovação da Constituição em 2016.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

janeiro 2018
S T Q Q S S D
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031