ONU e Unesco apelam ao fim da destruição do patrimônio cultural sírio

Ouvir /

Comunicado conjunto é assinado pelo Secretário-Geral Ban Ki-moon, a chefe da Unesco, Irina Bokova e o enviado especial Lakhdar Brahimi; eles citam locais transformados em "campos de batalha".

A cidade de Aleppo existe desde milênios antes de Cristo. Foto: Unesco/Silvan Rehfeld

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas estão fazendo um apelo ao fim da destruição do patrimônio cultural da Síria. O comunicado conjunto divulgado esta quarta-feira é assinado pelo Secretário-Geral Ban Ki-moon, pela chefe da Unesco, Irina Bokova e pelo enviado especial da ONU e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi.

Eles citam que vários locais considerados Patrimônio Mundial já sofreram danos irreversíveis. Quatro estão sendo usados para fins militares ou foram transformados em campos de batalhas: as ruínas de Palmyra, local já considerado um oásis e existente desde o período pré-Cristão; o castelo Crac de Chevaliers, do ano de 1142; a igreja de São Simão e Aleppo.

Razões Ideológicas

A cidade de Aleppo existe desde milênios antes de Cristo e já foi ocupada pelos assírios, árabes, mongóis, mamelucos e otomanos.

Ban, Bokova e Brahimi citam relatos "alarmantes" de que os patrimônios estariam sendo alvo por "razões ideológicas". Segundo os representantes, o tráfico de objetos culturais na Síria já atingiu um nível "sem precedentes".

Identidade

Grupos extremistas estariam destruindo a arte de forma intencional, com a meta de apagar "testemunhos únicos sobre a rica diversidade cultural da Síria."

O comunicado afirma que "todas as camadas da cultura síria estão sob ataque", incluindo obras do pré-cristianismo, do cristianismo e muçulmanas. Com isso, a identidade e a História do povo sírio estão sendo danificadas.

Além de condenar a destruição, a ONU e a Unesco alertam aos países, aos profissionais do mercado de arte e aos turistas para ficarem em alerta e verificar a origem de objetos culturais sírios que podem ter sido exportados de forma ilegal.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031