ONU afirma que eleições no Afeganistão representam momento decisivo

Ouvir /

Enviado especial do Secretário-Geral, Jan Kubis, apelou aos eleitores afegãos que votem no pleito de 5 de abril; representante lembra que ato é um direito democrático universal.

Ján Kubiš no Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU/Evan Schneider

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O enviado especial do Secretário-Geral da ONU para o Afeganistão, Jan Kubis, afirmou que as eleições presidenciais no país representam um momento decisivo.

Num pronunciamento feito, esta segunda-feira, no Conselho de Segurança Kubis explicou aos membros do órgão que será a primeira transferência democrática de poder no país.

Direito Universal

O apelo lançado pelo representante foi no sentido de que todos os afegãos votem no pleito de 5 de abril. Além de ser um direito democrático universal, o enviado especial disse que a eleição é uma forma de fortalecer o processo de democracia e as instituições do país.

Kubis pediu aos afegãos que não deixem que terroristas e outros indivíduos impeçam as suas escolhas ou o seu futuro. Para o responsável, a participação de eleitores, autoridades e observadores representa uma rejeição à força, à violência e à intimidação.

O representante da ONU referiu que neste momento delicado de transição, um processo eleitoral correto pode fornecer a estabilidade necessária para a implementação de uma ampla agenda política, social e económica que inclui ainda a paz e a reconciliação.

Segurança

Kubis disse que as Nações Unidas não têm nenhum papel na administração ou na observação das eleições afegãs.

Relativamente à segurança, frisou que terá um impacto "muito grande" no pleito. O enviado declarou que os civis são os que mais sofrem no conflito.

Segundo a ONU, entre janeiro e fevereiro deste ano 359 pessoas foram mortas e 647 ficaram feridas em ataques no país, num aumento de 19% em relação ao mesmo período de 2013.

*Apresentação: Eleutério Guevane.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031