OMM quer Moçambique como modelo de Fóruns Nacionais do Clima

Ouvir /

Agência realça vantagens de compreensão de informação climática para segurança alimentar e gestão de desastres; vários setores discutem a utilização do tipo de dados, em Maputo, até esta quinta-feira.

Pescadores em Moçambique. Foto: Banco Mundial

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Organização Meteorológica Mundial, OMM, disse pretender que Moçambique seja o modelo de Fóruns Nacionais do Clima que possam garantir o envio e a compreensão do tipo de informação pelos usuários.

O melhor uso de dados sobre o clima é tido como importante para abordar a segurança alimentar num país considerado altamente vulnerável a ciclones tropicais, inundações e secas. Os outros benefícios são mencionados para a gestão de desastres e outros riscos a longo prazo.

Resistência

Até esta quinta-feira, a capital moçambicana, Maputo, acolhe uma iniciativa-piloto para implantar serviços de fácil utilização dos dados para aumentar a resistência a eventos extremos e às mudanças climáticas.

Além de gestores de recursos hídricos, o evento reúne representantes de municípios e de autoridades de setores como saúde, energia, pesquisa e academia.

Prevê-se ainda que decorra um segmento especial dedicado à agrometeorologia, com agricultores e delegados do setor privado e agências de desenvolvimento internacional.

Decisões

O objetivo da agência da ONU é que os que dependem do tipo de  informação tenham maior acesso e melhorem o seu uso e aplicação.

O evento, tido como teste para a implementação do Quadro Global de Serviços de Clima, pretende facilitar as decisões inteligentes sobre a área nos setores industriais mais críticos.

A OMM diz que a prioridade é a redução dos impactos dos desastres relacionados com o clima, a melhoria da segurança alimentar e dos resultados na saúde, além da gestão eficiente dos recursos hídricos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 23 DE JANEIRO DE 2018
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 23 DE JANEIRO DE 2018
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

janeiro 2018
S T Q Q S S D
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031