Líder da Ucrânia reúne-se com Ban Ki-moon nesta quinta-feira

Ouvir /

Arseniy Yatsenyuk e o chefe da ONU devem emitir uma declaração do encontro no final desta tarde, em Nova York; Secretário-Geral pediu aos dois lados que encontrem uma saída diplomática para a crise.

Arseniy Yatsenyuk Foto: ONU

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral das Nações Unidas recebe nesta quinta-feira a visita do líder da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk.

O primeiro-ministro do país que atravessa uma crise política deve se reunir, no final da tarde com o chefe da ONU, Ban Ki-moon.

Sociedade Civil

Ban e o vice-secretário-geral Jan Eliasson estão pessoalmente empenhados na busca de uma solução diplomática para a crise na Ucrânia.

Eliasson passou quase uma semana no país, onde se encontrou com lideranças políticas e representantes da sociedade civil.

Já nesta sexta-feira, o secretário-geral assistente da ONU deve falar a jornalistas em Kiev, a respeito da visita oficial. Ivan Simonovic foi à Ucrânia apurar alegações de violações dos direitos humanos durante a crise política.

Autoridades

Uma viagem de Simonovic à Crimeia foi cancelada após ele ter sido informado por autoridades locais, na quarta-feira, de que não poderia ser recebido na região do sul da Ucrânia.

Durante sua passagem pelos Estados Unidos, o líder da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk foi recebido pelo presidente americano, Barack Obama, no Salão Oval da Casa Branca.

Na semana passada, as tensões aumentaram na Ucrânia após parlamentares da Crimeia terem votado a favor da realização de um referendo no próximo dia 16 para decidir se a região deve juntar-se à Rússia.

A medida já foi apoiada pelos legisladores da Crimeia.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031