"Investimento em ciência e tecnologia é chave para transformar África"

Ouvir /

Declaração é do vice-presidente do Banco Mundial para o continente, Makhtar Diop; no fórum em Kigali, o representante diz que sistema universitário ainda reflete o passado colonial.

Ensino superior em África. Foto: Banco Mundial/John Hogg

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

A capital ruandesa Kigali abriga um fórum de alto nível sobre ensino superior, ciência e tecnologia em África. No encontro desta quinta-feira, o vice-presidente do Banco Mundial lembrou que os estudantes procuram cada vez mais a aprendizagem pela internet.

Por essa razão, Makhtar Diop diz que deve ser imperativo em África a qualidade e o acesso aos serviços de banda larga. O representante do Banco Mundial afirmou que o sistema universitário em vários países africanos "ainda reflete o legado do passado colonial".

Engenharia e Matemática

Diop explica que os currículos eram criados para produzir um quadro de funcionários públicos para administrar o governo, com ênfase em disciplinas não-científicas, acessíveis a uma minoria de estudantes.

Por isso, é necessário reverter a tendência, para que o continente tenha o seu lugar na economia global, afirma o vice-presidente. Diop nota que muitos africanos com nível secundário ou terciário de educação têm habilidades nas áreas de humanidades e ciências sociais.

A proporção de estudantes em ciências, tecnologia, engenharia e matemática é muito baixa, de menos de 25%. O especialista do Banco Mundial também nota a pouca representação das mulheres nestas áreas.

Setor Privado

Makhtar Diop afirma que África precisa ampliar o conhecimento e a especialização em ciência e tecnologia, sendo essencial para a competitividade, expansão do comércio, remoção de barreiras e entrada em novos mercados.

Outro ponto ressaltado por Diop no fórum foi a importância de uma ligação maior entre universidades e o setor privado. O vice-presidente do Banco Mundial para África acredita que o reforço desta cooperação é muito relevante, assim como a melhoria do ensino de matemática e de ciência nas escolas.

O fórum "Acelerando as Aspirações de África" é promovido pelo governo de Ruanda e pelo Banco Mundial.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031